segunda-feira, 18 de julho de 2011

Semana de Proteção às Florestas

Ontem, dia 17 de julho foi uma data de grande importância para o meio ambiente: o Dia de Proteção às Florestas. Devido aos notáveis danos que elas vêm sofrendo, a data vem para nos alertar, já que temos parte da maior floresta tropical do mundo, de que elas são essenciais para nós. O ano de 2011 foi escolhido pela ONU como o Ano Internacional das Florestas para difundir a preocupação que devemos ter com a causa.

Abrace uma árvore, ela precisa de você tanto quanto você precisa dela.

Mas o que esse dia tem a ver com o Instituto Kautsky? Tem muita coisa. Além de sermos uma organização que defende o meio ambiente, gerenciamos a Reserva Kautsky, com 300.000 m² de mata atlântica, que graças ao Sr. Roberto Kautsky - que abrigou nela mais de 100.000 plantas -, ela é uma reserva de grande biodiversidade. Além disso a coleta seletiva, um de nossos principais trabalhos, faz com que o lixo não pare próximo à florestas, com o risco de se acumular e prejudicar a fauna e flora, e a reciclagem nos auxilia a utilizar menos matéria-prima, como o papel, que é fácil de reciclar e poupa a vida de muitas árvores. Viu como o Instituto Kautsky tem tudo a ver com esse grande dia?!
O termo "proteção à floresta" envolve muito mais do que pensamos. É uma questão de respeitá-la da mesma maneira que devemos respeitar uns aos outros, tendo ciência do que ela traz de vital para nós. Cada dia mais convivemos com as tristes notícias de devastações florestais em todo o mundo, principalmente na Amazônia, como madeireiras ilegais, queimadas, desmatamento, venda ilegal de animais silvestres e tudo mais que fere profundamente a natureza. O que deve ser lembrado nesse dia é que as florestas não vivem para sempre, e é nosso o dever de cuidar delas, pois são indispensáveis para nossa sobrevivência. O Dia de Proteção às Florestas vem para nos recordar de que elas são responsáveis pelo nosso ar, nosso clima, nosso ecossistema, enfim, por nossa vida aqui na Terra.
Vale a pena lembrar que existem várias maneiras de ajudar, como por exemplo: não jogar lixo perto de florestas e rios, não jogar guimbas de cigarros nem fazer fogueiras em matas, fiscalizar de onde vem a madeira que você compra, reciclar, saber usar seu papel e principalmente difundir esse ato para todos que você conhece, pois quanto mais pessoas fizerem isso, sem dúvidas as florestas continuarão vivas.

Proteja uma árvore e proteja a si mesmo.

Por isso, o Instituto Kautsky vai fazer um convite para que nossos leitores, e quem mais acompanha nosso trabalho, possam mostrar o que pensam sobre o Dia de Proteção às Florestas. Durante a semana do dia 18 ao dia 22 de julho, estaremos abrindo um espaço no blog para receber fotos, frases, textos, desenhos, e o que mais você fizer em homenagem a esse dia. Na sexta-feira postaremos tudo o que recebermos no blog, portanto não esqueça de enviar seus dados como nome, idade, e de onde é. Você pode enviar para nosso e-mail (projetos.ik@gmail.com), ou trazer aqui no IK que a gente publica para você. Não é um concurso, mas sim uma busca da expressão do verdadeiro sentimento de respeito e proteção que temos pela natureza.
Esperamos que você participe, e venha ser um parceiro nosso para mostrar que somos capazes de fazer um mundo melhor.

Postado por: Pablo Pietro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e por estar comentando! Esperamos que goste do blog e que volte mais vezes para conferir nosso conteúdo!

"... A natureza é fundamental para a vida. Tudo o que fizermos contra ela recairá sobre nós..." (Roberto Anselmo Kautsky)