quarta-feira, 16 de novembro de 2011

EEEFM Judith da Silva Góes Coutinho, de Vila Velha, conhece o Instituto Kautsky


Sexta-feira, dia 11/11/11, turmas de 5ª série da EEEFM Judith da Silva Góes Coutinho visitaram o Instituto Kautsky, e puderam conhecer a Reserva Kautsky, receber uma palestra, conhecer o Memorial Roberto Kautsky e fazer uma oficina de artesanato com materiais recicláveis. Na parte da manhã, 38 alunos, acompanhados dos professores Elzimar Keng, Rodrigo Costa, Eduardo Pereira e da pedagoga Marussa Campos, conheceram a Reserva Kautsky. Os alunos conheceram um pouco da biodiversidade da nossa região e também aprenderam um pouco sobre a história de Roberto Kautsky. Muito participativos, fotografaram tudo o que podiam e aproveitavam para perguntar sobre a fauna e a flora de lá. Todos fizeram muita festa quando chegaram no topo do pico Eldorado, momento onde aprendem um pouco sobre a Capela da União e podem apreciar as belas paisagens de lá. Os alunos gostaram tanto da visita, que todos queriam falar o que acharam. Veja abaixo o que alguns disseram:

Igor: "Achei muito importante, pois a visita relata a importância de preservar o meio ambiente. Isso mostra que não devemos apenas plantar uma árvore, mas sim cuidar das que já existem."
Gabrielly: "Eu gostei porque aprendi que não devemos desmatar, pois a espécie pode ser importante. Não podemos desmatar porque as florestas fazem parte da nossa vida."
Ingrid: "Achei muito legal, porque a gente aprendeu a não desmatar, a não jogar lixo no meio ambiente e também conheci muitas plantas."
Janini: "A visita é muito interessante, mas achei muito difícil subir. No final valeu a pena conhecer as plantas. (ela tomou um tombo durante a entrevista.)"
Higo: "É muito importante aprender sobre as espécies, muitas que estão ameaçadas de extinção. As plantas são muito bonitas."
Vitória: "Achei muito importante aprender sobre a preservação das bromélias e orquídeas, e sobre a história do Roberto Kautsky."
Ana Paula: "O passeio foi muito interessante, porque aprendemos muitas coisas legais, inclusive preservar o meio ambiente."
Bernardo: "Eu achei o passeio muito interessante. Tinha muito tempo que eu não via tantas plantas. Ah, também tomei um tombo."
Ana Raquel: "Muito legal, muito legal, mas a subida cansa muito! Mas eu adorei conhecer as plantas e a Capela da União."



À tarde, apenas uma das turmas ficou no Instituto Kautsky para receber uma palestra, pois os demais alunos tinham outros trabalhos para fazer. Então, os 21 alunos aprenderam a fazer artesanatos com garrafas PET. Além de trazer as suas garrafas, eles usaram as garrafas de refrigerante que haviam bebido na reserva, mostrando que já entendem bem de reciclagem. Eles aprenderam a fazer estojos, kits para banheiro, hortas, entre outros. Mas surpresa não foi só essa: a turma teve a chance de estrear o nosso Jogo da Reciclagem e Coleta Seletiva! Não fizemos fotos dessa parte, porque ainda vamos postar sobre ele no blog, então aguardem. A turma parece ter adorado jogar, já que ele diverte ensinando e conscientizando. Agradecemos muito a visita da escola, a cordialidade dos professores e ao respeito dos alunos durante todas as atividades. No link a seguir vocês conferem as fotos dessa animada visita:

Visita à Reserva Kautksy:


































Oficina de artesanato no Instituto Kautsky:




















Postado por: Pablo Pietro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e por estar comentando! Esperamos que goste do blog e que volte mais vezes para conferir nosso conteúdo!

"... A natureza é fundamental para a vida. Tudo o que fizermos contra ela recairá sobre nós..." (Roberto Anselmo Kautsky)